Tá na Hora do Código

Por Nilton Wainer - Educador e Empresário

O dedinho indicador de um bebê tocando as figuras coloridas da tela de um tablet é mesmo uma gracinha. Surpreende os mais velhos, que, aos poucos, vão se acostumando a ver as crianças operando com destreza seus computadores de mão, adolescentes usando seus smartphones com intimidade, jovens adultos lidando facilmente com seus computadores.

A naturalidade com que a geração digital manipula gadgets e aplicativos é semelhante à normalidade com que nós, os baby-boomers, lidamos com a linguagem oral e escrita. Em alguns de nós, dá inveja. Noutros, para acompanhar a modernidade e manter o contato com os jovens, a urgência de aprender.

No entanto, em breve, saber operar programas não será mais novidade, nem diferencial no mercado de trabalho. Nem será suficiente. A universidade, o trabalho, o lazer e a vida pessoal vão exigir um conhecimento mais profundo da informática. Além de operar os programas, será necessário criá-los ou, ao menos, saber se comunicar com as pessoas que os criam. Esse aprendizado deve começar cedo, na escola.

Colégios, em mais de 150 países (raros no Brasil), já estão ensinando crianças e adolescentes a programar computadores, como matéria do currículo ou extra-curricular. Os governos incentivam. Como disse Barack Obama, num vídeo motivacional, "- Não apenas jogue no seu celular. Crie seus próprios jogos!".

O ensino de Programação e Lógica (que aumenta o rendimento em Matemática e noutras matérias) utiliza métodos didáticos compatíveis com as faixas etárias – crianças a partir dos 4 anos e adolescentes. Nas plataformas de ensino, os alunos criam conteúdos relacionados às outras matérias da escola, jogos, animações, arte, música, simulações etc, em aulas divertidas (o que é fundamental para manter a atenção da garotada) e os compartilham na internet.

Programação de computadores será "o inglês do século XXI". Saber escrever os códigos – a linguagem de um programa - será tão essencial como já é, para nós, saber enviar um e-mail. É hora de nossas crianças começarem a aprender.

Tá na hora do código.