Por que ensinar ciência da computação aos jovens?

Por Nilton Wainer - Educador e Empresário

Em todos os lugares e atividades da vida pessoal e profissional, nossa rotina é cada vez mais atingida pelos meios digitais. Em casa, na rua e no trabalho, na comunicação e no lazer, os recursos da informática vêm alterando nosso dia a dia, de modo irreversível, numa velocidade crescente.

A cada dia, aprendemos mais um pouco sobre tecnologia e tudo está cada vez mais simplificado, amigável. Isso está chegando também na Programação de Computadores. O que era um "bicho de sete cabeças", acessível a uns poucos iniciados, começa a se desmistificar e a aproximar-se dos leigos.

A Informática abre mais portas para estudantes do que qualquer outra disciplina no mundo de hoje. O mercado de trabalho é imenso, cresce a cada dia e carece de muitos profissionais para preencher suas vagas. Mesmo que não venham a trabalhar diretamente com a informática, aprender o básico vai ajudar os alunos em praticamente qualquer carreira, da arquitetura à zoologia, além de auxiliá-los nos estudos durante o Ensino Fundamental e Médio.

O caminho da Programação para todos é sem volta. Em vários países do mundo, já existem campanhas de conscientização. Nos Estados Unidos, circula um vídeo onde o próprio Presidente Obama estimula a população a se interessar pelo assunto e as escolas a adotar a disciplina em seus currículos. Por lá já existe a máxima de "quem não souber programar em 2024 estará fora do mercado, ou desatualizado".

Assim como nós ensinamos os alunos o funcionamento de um órgão do corpo humano ou como funciona a eletricidade, é importante que todos os alunos do século XXI tenham uma chance de "dissecar um aplicativo", ou aprender como funciona a Internet. Apenas saber como operar um computador ou smartphone é insuficiente e perpetua a dependência tecnológica: é preciso que os jovens aprendam a criar os próprios programas e jogos.

Para que estas oportunidades ocorram, é fundamental trazer a Ciência da Computação para nossas salas de aula. Precisamos ir além da educação básica e oferecer tecnologia da informática para nossos alunos no Ensino Fundamental, Médio e universidade.

Através de ambientes (plataformas) intuitivos, de fácil compreensão, é possível ensinar os princípios da Ciência da Computação em oficinas que introduzem noções básicas e a prática da programação num formato divertido, acessível e relevante para os alunos. Para melhor aproveitamento, os trabalhos desenvolvidos durante o aprendizado podem ser integrados aos temas desenvolvidos por outras disciplinas. A prática da lógica computacional, conforme pesquisas realizadas, propicia o crescimento de habilidades noutras disciplinas, como a Matemática e Ciências.